As Filhas da sanguessuga !

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

“A sanguessuga tem duas filhas, a saber: Dá, Dá.”.

Provérbios 30:15

 

Que vergonha!

 

Sanguessuga, pequeno animal (verme semelhante a uma minhoca) que vive nos pântanos e florestas muito úmidas somente para obter sangue. “Metaforicamente, a sanguessuga refere-se a algum indivíduo ou alguma circunstância debilitadora, gananciosa e extremamente egoísta em suas exigências. A sanguessuga é o modelo do egoísmo e da ganância, e é vista como animal que vive do sangue de outro animal, uma apta metáfora para as pessoas gananciosas.” O princípio moral/espiritual é o da ganância, do egoísmo, da autosatisfação a qualquer preço, da insensibilidade com o outro (Que outro?) que leva pessoas, grupos, entidades a se beneficiarem de coisas de forma desonesta, de maneira ilimitada e insaciável, querendo sempre mais e mais, sugando, extraindo, explorando em proveito próprio.

 

Deus inspira Salomão do ápice de sua sabedoria a afirmar que a sanguessuga tem duas filhas: Dá, Dá. Isto é, quanto mais sangue bebe, mais sangue quer. Quanto mais se tira, quanto mais se desvia, quanto mais se locupleta, mais se quer, mais se deseja, mais se inventa uma maneira de se tirar mais e mais e mais.

 

Salomão, neste texto, ilustra os homens que anelam por mais e mais, revelando uma “esperteza”, uma insensibilidade, uma natureza destrutiva de indivíduos sanguinários que nunca matam ou aleijam o suficiente, ou roubam o suficiente, ou corrompem o suficiente, ou exploram o povo o suficiente. Deus através de Salomão, portanto, revela a cobiça humana que jamais se satisfaz; a concupiscência de certas pessoas que sempre desejam mais e mais.

 

    “A sanguessuga tem duas filhas, a saber: Dá, Dá.” Interessantes estas palavras. Me fazem pensar no que tenho ouvido em algumas (ou talvez em muitas) pregações e canções. O que mais se ouve atualmente, são mensagens que prometem “bênçãos”, “restituição”, “você tem direito”, “Dá, Dá, Dá”, “Bla, Blá, Blá”. Paulo (não eu) disse algumas coisas a Timóteo: “O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios.” (1 Tm 4.1); “Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas” (2 Tm 3.1,2); “Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos.” (2 Tm 4.3) e “Pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos.” (1 Tm 6.7,8).

 

Tudo isso parece meio contraditório, a Bíblia (Palavra de Deus) diz uma coisa, mas de alguns púlpitos e em alguns CD’s ouve-se outra coisa. Será que é por que a segunda vende mais do que a primeira? Parece que os ouvidos de muitos já estão coçando.

 

Outro dia ouvi uma mensagem que questionava se você precisa pagar carnês, fazer correntes (campanhas) e outras coisas semelhantes para ser abençoado. Faço minhas estas palavras. Que evangelho é este? Que Deus é este? Para que serviram os ensinos de Jesus na oração do Pai nosso? O que é prioridade nesta oração? A vinda do Reino de Deus (pois Ele é o Rei de nossas vidas), o cumprimento da vontade de Deus (e não da nossa), o pão de cada dia (e não o carro novo, a casa nova, a aquisição de outros bens), ser perdoado na mesma proporção em que perdoamos, não querer cair em tentação e ser livrado do mal. Isto não são meras repetições, mas um modelo de oração. Como a boca fala do que o coração está cheio, muitos não conseguem orar assim.

 

Jesus nos ensinou sobre a necessidade de sermos santos, humildes, e não gananciosos. Isto não quer dizer que não possamos ter um bom emprego, um carro, uma casa, roupas, etc. Mas Ele nos ensinou que estas coisas não podem ser nossas prioridades. Por que você vai à igreja? Por que você “adora” a Deus? Ouço muitos irmãos dizerem: “Vou ao culto para buscar minha bênção”. Espere um pouco! O culto não é para Deus? Então eu vou lá para receber ou pra dar? De acordo com alguns pregadores e cantores, vou pra adorar e em consequência sou abençoado. Quer saber? Ou você muda de “religião” ou se converte completamente a Jesus. Adoração não é lugar de pedir ou de receber nada. Costumo dizer que a única coisa que se deve pedir na adoração é a Presença manifesta do Senhor.

 

Que tipo de noiva Jesus vem buscar, uma virgem ou uma prostituta? Alguns poderão dizer: “Mas, irmão, Jesus disse que tudo o que pedirmos em Seu nome nos seria dado”, sim, ele disse e isso foi escrito por João em Jo 14.14, porém, o mesmo João completou em 1 Jo 5.14: “…se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá”. Voltemos ao Pai nosso – seja feita a tua vontade. O que tem levado muitas pessoas aos templos é o “evangelho da sangessuga”, que ensina a orar: “DÁ, DÁ”. Isto é uma obra de engano que foi profetizada por Paulo, conforme já vimos. Adoro a Jesus independentemente do que Ele me dê. Ele já me deu algo que ninguém mais poderia dar, me deu Sua vida, me deu seu amor, o perdão dos meus pecados, me deu o direito de ser filho de Deus. Quero estar com Ele por toda a eternidade onde Ele estiver. Como disse Pedro, espero e quero apressar Sua vinda (2 Pe 3.12). Adoro a Jesus por que o amo. Com carro ou a pé, com dinheiro ou sem dinheiro, tendo uma mansão ou uma casa humilde, porém com PAZ e ALEGRIA em meu coração. Alegria de ter sua presença em mim, e por saber que a cada dia posso conhecê-lo mais e mais.

 

Seria a igreja do “dá e dá ” que em Apocalipse causa náuseas em Jesus? Não estaria ela prestes a ser vomitada? Ou seria esta a quem Jesus ameaça tomar-lhe o candeeiro? Se a igreja evangélica perder seu candeeiro, passará a funcionar na clandestinidade espiritual. Seu Alvará celestial terá sido cassado.

 

Que Deus tenha misericórdia de nós!

 

 

Boa Semana! Leia a Bíblia!

    “Que Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz” Nm 6:22-26


 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×